quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Rezar com os Salmos

Neste mês da Bíblia o Pe. Elias nos traz reflexões sobre o Livro dos Salmos e sua relação com a oração cristã.
Texto publicado originalmente na edição
de setembro de 2014 no jornal O Encontro.

O livro dos salmos está na bíblia! Faz parte da coleção dos 46 livros do AT e se encontra entre os chamados livros sapienciais. É um livrinho que ajuda a formar o todo da bíblia. Pois a bíblia é uma biblioteca.
Pois é!
Este pequeno livro contém 150 salmos, orações inspiradas por Deus que servem para conhecer melhor o próprio Deus e ao mesmo tempo ajudam-nos a louvá-lo com as palavras que Ele mesmo inspirou. Rezar com os salmos nos dá segurança. Com eles não erramos. São palavras de Deus, um verdadeiro tesouro de sabedoria e graça!
Quando recitamos ou cantamos os salmos (eles foram feitos para ser cantados) com fé temos a convicção profunda de sermos ouvidos pelo Senhor e, ao mesmo tempo podemos ter a certeza e a alegria de estarmos rezando na companhia de muitas pessoas, do Povo Santo de Deus, de ontem e de hoje.
O próprio Jesus rezava com os salmos; entre as últimas palavras de Jesus na cruz está o salmo 22(21): “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?”. São Paulo nos recomenda: “Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças.” (Cl 3,16b)
Os salmos são a oração a que estão vinculados pela ordenação sagrada bispos, padres e diáconos aos quais a igreja pede que consagrem os ritmos, as horas do dia e o suceder dos tempos ao Senhor através da salmodia em nome de todos os fiéis (em coro ou individualmente).
A Igreja tem pelos salmos um carinho e uma atenção muito especiais. Os papas João Paulo II e Bento XVI dedicaram muito tempo aos salmos nas catequeses das quartas-feiras no Vaticano (os textos por eles meditados estão disponíveis na internet).
Podemos rezar com os salmos em todas as ocasiões de nossa vida: na aflição, na alegria, para pedir coragem, para agradecer, para lamentar, pedir perdão, para louvar...
Os salmos são uma escola de oração!
Na hora da aflição quando parece não haver esperança eu rezo com o salmo 121(120): “eu levanto meus olhos para os montes de onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor”. e estas palavras mudam a maneira como olho para as dificuldades. Se preciso de um conselho de um discernimento para saber que estrada seguir rezo com o salmo 1: “Feliz quem não vai na estrada do ímpio e nem se senta com os zombadores”; quando quero louvar a Deus recito e faço minhas as palavras do salmo 149: “Aleluia! Cantem para o Senhor um cântico novo”. Com o salmo 51(50) reconheço meu pecado e peço a graça para recomeçar: “Tende piedade ó meu Deus misericórdia na imensidão do vosso amor purificai-me”. Quando estou triste e depressivo com o moral abatido recito com confiança o salmo 8 e vejo quando sou amado: “Tu o fizeste pouco menos do que um Deus, e o coroaste de gloria e esplendor”.
Faz bem rezar com os salmos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...