Pastoral Catequética



Catequese é Transmissão de Fé.

A catequese, que tem como finalidade “fazer com que alguém se ponha, não apenas em contacto, mas em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo” (CT 5), está ao serviço da Palavra, da transmissão da Revelação.

Está é sempre um dom gratuito de Deus, no qual Ele se dá a conhecer à Humanidade, lhe mostra o Seu mistério, convidando cada pessoa a uma relação pessoal de amizade com Deus, com o Deus que quer salvar todas as pessoas. Este desígnio salvífico de Deus é dado a conhecer por palavras e gestos, que têm o seu ponto culminante em Jesus Cristo: mediador e plenitude da Revelação.



Ser Catequista

Tudo o que temos e somos são obra e graça de Deus, que ao nascermos nos agraciou com diversos dons e no decorrer de nossa existência na Terra cuida de cada um com muito carinho.

Ele deu-nos tudo de graça e nada nos pede em troca, apenas quer que nos amemos uns aos outros. Esse sentimento é demostrado através do serviço prestado nas comunidades cristãs, por meio das diversas pastorais ali existentes.

Muitas delas desenvolvem excelentes trabalhos de Evangelização, contudo, é a pastoral catequética que mais se destaca na vida missionária da igreja, considerando que as demais, para poderem realizar com exito sua missão, primeiro foram e continuam sendo catequizadas no intuito de alcaçarem seus objetivos, isto é, levar a mensagem do Filho de Deus - Jesus Cristo- às pessoas mais afastadas de seu amor salvifíco.

Uma das mais belas vocações depois  do sacerdócio é a do catequista, isso não significa dizer que as outras, tenham menos importância, claro que não! Todavia, é a catequese  que de certa forma sustenta uma comunidade ou uma paróquia, tendo em vista que o leigo, equipe de liturgia, ministro extraordinário, entre outros segmentos existentes na igreja, que realizam determinadas tarefas, necessitam antes de tudo serem catequizados.

O catequuista é um instrumento nas mãos do Senhor, é por meio dele que Deus se faz conhecer, com isso fica bastante nítido o papel que ele desempenha em sua paróquia.

Evidetemente que ser catequista nos dias atuais é um grande desafio, considerando a sociedade capitalista, na qual estamos inseridos, onde há injustiça, sem falar que a mesma nos oferece inúmeras coisas, que aparentam serem boas e atrativas aos nossos olhos, mas que na verdade são ilusórias e nos distancia  do amor do Pai.Contudo, Jesus naõ nos disse que seria fácil segui-lo, porém,ele nos da coragem para seguirmos em frente. Para isso, precisamos estar unidos a Ele, como nos afirma João 15,5-6, pois sem sua força Divina nada consiguiremos.

Diante de tudo que foi refletido, podemos afirmar sem sombra de dúvida que o catequista é essencial na vida comunitária e por isso precisa estar preparado espiritualmente e psicologicamente para enfrentar as barreiras que surgem ao longo de sua caminhada, se aprofundar mais na vida de Jesus, para assim, testemunha-lo não só com palavras, mas ações e exemplos de cristãos verdadeiros, já que ser catequista é ser espelho para muitos.

Catequista Maria da Paz.


Fotos: Retiro dos Catequistas 2011



Fotos: Retiro dos Catequistas 2012



5 comentários:

  1. Boa noite! Uma pessoa afirmando ter o nome de Severino Ferreira da Silva de 61 anos de idade e natural de Coitegipe-Pb está na cidade de Janduis-RN e tentando retornar para sua familia em Cuitegipe-Pb. Por favor quem poder ajudar entra em contato com Aldemir pelos telefones 84 9999 4759 ou 83 3542 1122.

    ResponderExcluir
  2. Maria da Paz Marcolino25 de fevereiro de 2014 às 08:43

    Anunciar Jesus e falar do imenso amor de Deus por todos nós, é maravilohoso! O catequista é privilegiado, pois é através de seu trabalho catequético que aprendemos a amar o Senhor Jesus e a nos aproximarmos mais de Deus, por nmio de seus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  3. Maria da Paz Marcolino31 de março de 2014 às 10:40

    O catequista comprometido deve ter um conhecimento profundo da Bíblia Sagrada, possuir uma profunda intimidade com o Senhor, para assim poder anunciar e falar de seu imenso amor por todos nós. Pois só podemos falar de alguém quando nos aproximamos e passamos a conhecê-lo melhor. Portanto,é fundamental conhecer a vida de Jesus para poder levar a sua mensagem de salvação as nossas crianças!

    ResponderExcluir
  4. Maria da Paz Marcolino15 de abril de 2014 às 10:35

    Que o Senhor Jesus, reacenda a cada dia a chama da fé, para que possamos vivenciar verdadeiramente o sentido da semana santa e abrir nossos corações para o amor a Deus e ao nosso próximo. Uma Semana Santa Iluminada e muito abençoada para todos (as) catequistas!

    ResponderExcluir
  5. Maria da Paz Marcolino9 de junho de 2014 às 09:26

    Parabéns aos catequistas do Centro e Cruzeiro pela realização do Sacramento do Crisma, ocorrido sábado, na vigília de pentecostes, dos 70 jovens! Infelizmente, não pude ir pessoalmente, mas estava lá em pensamento. Peço ao Senhor, que a cada dia, aumente em todos nós catequistas o desejo de servi-lo ainda mais, para que a nossa paróquia cresça mais e mais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Que Ele abençoe sempre mais a nossa missão!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...